quinta-feira, 23 de maio de 2013

Informativo - Magic


É meus caros jogadores de Magic, a Wizard resolveu aprontar mais uma das suas e conforme as informações passadas anteriormente pelo nosso queridíssimo Japa (Luis Henrique Uchida Ishivatari (Lockie)) em 13 de Julho a mudança se concretiza efetivamente, todavia, nós como bons players que somos já vamos nos habituar a mudança da regra, que, vale dizer só aplicarei nos torneios que realizo em 13 de julho mesmo ^^ Outrossim, segue as mudanças que vão balançar as estruturas do baralhinho do demônio que tanto amamos:

- REGRA DE LENDA:

Agora a regra de lenda não é uníssona, antigamente duas permanentes Lendários com mesmo nome no campo de batalha eram destruídas a medida que se checava o estado do jogo, agora cada jogador e tratado individualmente e se por ventura um destes baixar duas permanente lendárias com mesmo nome ao invés de mandar as duas pro grave ele escolhe uma delas para fazê-lo, exemplo:

***Você controla Teysa, Orzhov Scion. Seu oponente encanta com pacifismo. Você lançou outro Teysa, Orzhov Scion. Você pode escolher o novo para permanecer no campo de batalha. A encantada com o pacifismo é colocada no cemitério de seu dono (e, em seguida, assim como o pacifismo).

***Seu oponente controla Ruric Thar, o Unbowed. Você lançou Progenitor Mimic, copiá-lo. Ambas as criaturas podem ficar no campo de batalha, enquanto eles são controlados por jogadores diferentes. Depois Progenitor habilidade do mímico cria uma cópia de prova de Ruric Thar, você deve escolher um para ficar no campo de batalha. O outro será colocado no cemitério de seu dono como uma ação baseada no estado.

- REGRA DE PLANESWALKER:

Como o Planeswalker é uma permanente única eles também adaptaram a questão similar da regra de lenda a eles, então anteriormente quando você tinha um Walker na mesa e o oponente joga outro com mesmo tipo ambos eram destruídos, neste caso como na regra de lenda, cada jogador é tratado diferente então cada um pode ter um Walker daquele tipo na mesa. Ademais, assim como na regra de lenda vale a questão de você baixar dois Walkers de tipos iguais, e quando o estado do jogo é checado, você deve escolher um para ficar na mesa, exemplos:

***Você controla Jace Beleren. No seu turno, você ativar uma de suas habilidades. Você, então, joga Jace, Architect of Thought. Agora você controlar dois Planeswalkers com o tipo de Jace Planeswalker. Você escolhe Jace, Architect of Thought de permanecer no campo de batalha. Jace Beleren é colocado em seu cemitério. Você pode ativar uma das habilidades de Jace, Architect of Thought.

***Seu oponente controla Chandra Nalaar. Você lançou Chandra, Firebrand. Ambas os permanentes podem ficar no campo de batalha, enquanto eles são controlados por jogadores diferentes.

- SIDE EM TORNEIOS CONSTRUÍDOS (Standard, Legacy, Modern, Pauper, Vintage)

Essencialmente o que mudou com a questão do side é a seguinte, ele pode ser adicionado no deck sem precisar retirar cartas e necessariamente não precisa ter quinze cartas neste, mas sim o teto de quinze. Outrossim, acho que o que vai mais impactar é que a medida que alguém esqueça cartas do side no deck em outro jogo não mais será punido por conta desta variante.

Game 1 Subsequent Games Legality
60/15 60/15 Legal
60/15 61/14 Legal
60/15 75/0 Legal
75/0 60/15 Legal
60/10 63/7 Legal
250/15 60/205 Illegal
60/15 50/25 Illegal

- INDESTRUTÍVEL AGORA É UMA KEYWORD:

Primeiro, o que é uma Keyword para a galera não habituada, in verbis:

A Keyword no Magic: the Gathering é uma palavra ou frase (geralmente uma ou duas palavras) que aparece em um card, usado para indicar que o cartão possui um determinado atributo ou habilidade. Estas expressões são utilizados em lugar da explicação completa do atributo ou capacidade, e em vez disso estão explicados em detalhe nas secções 501 e 502 do Comprehensive Rules (Livrinho de Regras marota).

Então em suma agora Indestrutível não vira com uma caixa de texto gigante explicando a habilidade, só meramente Indestrutível ^^

- IMBLOQUEÁVEL NUNCA SERÁ UMA KEYWORD:

Neste ponto das mudanças isso aqui sós eria um aviso que Imbloqueávell nunca será um Keyword por conta das suas variações, como criaturas que só podem ser bloqueadas por criaturas vermelhas ou por duas mais... tem tantas variações que ia bagunçar a mente da nerdaiada ^^

E por fim....

- TERRENOS ADICIONAIS:

Creio que a mudança mais interessante é esta da questão de lands, agora é implementado um sistema para optimizar a questão do "já baixei land?".Funciona da seguinte maneira, todo turno o jogador terá o chamado "Land play" ou seja em determinado momento do seu turno ele vai baixzar o seu habitual landa, só que agora ele tem que se utilizar dos efeitos adicionais para baixar lands , declara-los, e utiliza-los de uma vez com a decida do land por turno se não este perde seus efeitos. Por exemplo:

***Você começa a sua fase principa e utiliza o Land play. Você joga um terreno. Você, então, ativar Djinn dos Desejos, revelando um terreno. Você já se utilizou da sua Land play então não pode jogar aquele land revelado.

***Você começa a sua fase principal pré-combate, enquanto controla Oracle of Mul Daya. Você tem dois land play. Você jogar um terreno. Então Oracle of Mul Daya morre durante o combate, então você está de volta para um jogo land play e ele foi usado. Durante a sua fase principal pós-combate, você não pode jogar outra terra.

***Você começa a sua fase principal pré-combate, enquanto controla Oracle of Mul Daya. Você tem duas land play. Você joga um terreno. Em seguida, o Oráculo é devolvido para a sua mão, assim você voltará a ter um land play já usado. Você reconjura Oracle of Mul Daya, e você tem dois land play mais uma vez, um dos quais você já usou. Agora você pode jogar um segundo land.

Links dos artigos em inglês para qualquer outra info:
http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg%2Fdaily%2Ffeature%2F248e
http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg%2Fdaily%2Ffeature%2F248f

Espero que tenham ficado claro as mudanças e qualquer dúvida estou a disposição.

  Texto do:
Juiz oficial Wizards of the Coast:
Antonio Bitarian, vulgo Tonhão
(Tonhus na LigaMagic)