
Mecânicas dos torneios Pokémon
Uma partida é constituída de 03 (três) batalhas ou batalhas simples. No caso da partida de 03 (três) batalhas, é considerado ganhador da partida aquele que conseguir vencer 02 (duas) Batalhas.
Quem inicia a partida
O ganhador do sorteio de cara ou coroa (ou outro método aleatório) escolhe quem começa primeiro.
Importante: Quando a partida é uma melhor de 3 (três), o perdedor da primeira Batalha escolhe quem começa a segunda Batalha, e assim sucessivamente, na terceira Batalha (apenas se houver necessidade de uma terceira)
Tempo Limite das Partidas
O tempo limite para cada partida na fase de classificação é de 30 (trinta) minutos em partidas de Batalha simples e 45 (quarenta e cinco) minuto as partidas disputadas em melhor de 3 (três). Durante a fase eliminatória é de 60 (sessenta) minutos.
Caso o tempo limite tenha se esgotado e a partida ainda não tenha terminado, ela é encerrada é disputado mais 3 (três) turnos extras. Caso algum jogador tenha comprado 4 (quatro) prêmios ou mais, o jogador com o menor número de prêmios é considerado o vencedor. Se nenhum jogadores tiver comprado 4 (quatro)ou mais, a partida é considerada empatada.
Importante: Se um juiz der uma extensão de tempo (em virtude de uma resolução demorada, de uma dúvida, checagem do deck ou qualquer outra razão) o limite de tempo não é utilizado para aquela mesa em particular.
Penalidades
Os torneios de Pokémon possuem 05 (cinco) tipos de penalidades: Aviso, Advertência, Perda de Batalha, Perda de Partida e Desclassificação.
Aviso:
A menor penalidade a ser dada. O Aviso é apenas uma advertência verbal. O Aviso deve explicar a infração e as suas conseqüências para que não haja repetição.
Exemplos:
• O jogador não usa um método confiável para marcar os danos no seu Pokémon;
• O jogador embaralha seu deck depois do corte do oponente;
• O jogador tenta evoluir seu Chamander para Charizard;
• O jogador compra oito cards em sua mão inicial;
• O jogador compra um número maior ou menor de prêmios no início do jogo.
Advertência:
A função da Advertência é de alertar os jogadores envolvidos que houve uma infração. Todas as Advertências devem ser comunicadas ao jogador que cometeu a infração. A Advertência deve explicar a infração e suas conseqüências para que não haja repetição.
Exemplos:
• O jogador usa palavras de baixo calão;
• O jogador grita pedindo que o juiz penalize seu oponente;
• Comprar cards extras;
• O jogador senta-se à mesa errada ou joga com o oponente errado;
• O jogador chega 5 (cinco) minutos após o início da rodada;
• O jogador entrega sua decklist após o tempo estipulado pelo juiz;
• O jogador não escreve seu nome no decklist.
Perda da Batalha:
Esta penalidade vem após uma Advertência. A Perda de Batalha é geralmente aplicada durante a partida em andamento. Se a infração ocorrer entre as Batalhas a penalidade deve ser aplicada na Batalha seguinte. Todas as Perdas de Batalha devem ser comunicadas ao jogador que efetuou a infração. A Perda de Batalha deve explicar a infração e as suas conseqüências para que não haja repetição.
Exemplos:
• O decklist contém um número ilegal de cards;
• O decklist contém cards proibidos para o formato do Torneio;
• O decklist contém mais de quatro cópias de um card;
• O deck contém um número ilegal de cards;
• O deck contém cards proibidos para o formato do Torneio;
• O deck contém mais de quatro copias de um cards;
• O jogador tem marcas em seus cards de Energia;
• O jogador tem quatro Charizards com uma leve dobra em um canto dos protetores;
• O jogador fica chamando várias vezes o juiz, pedindo que penalize seu oponente por erros insignificantes durante a Batalha;
• O jogador não segue as instruções dadas pela organização do Torneio.
Perda da Partida:
Esta penalidade vem depois de uma Advertência. A Perda de Partida é geralmente aplicada durante a partida em andamento. Se a infração ocorrer entre as Batalhas a penalidade deve ser aplicada na Batalha seguinte. Todas as Perdas de Partida devem ser comunicadas ao jogador que efetuou a infração. A Perda de Partida deve explicar a infração e as suas conseqüências para que não haja repetição.
Exemplos:
• O jogador tem 2 (dois) cards de Energia na mão e passa vários minutos "pensando" no que fazer.
Desclassificação:
Esta penalidade vem depois de uma Advertência. Quando esta penalidade é aplicada o jogador perda a partida que está em andamento e é eliminado do Torneio. Os jogadores devem receber qualquer prêmio conquistado durante o Torneio antes da Desclassificação. Existe também a Desclassificação sem direito a prêmio. Na Desclassificação sem direito a prêmio o jogador não é premiado e nem recebe nenhum outro beneficio dado no Torneio. A Desclassificação sem direito a prêmio é aplicada em casos de conduta antiesportiva grave ou roubo.
Exemplos:
• O jogador discute de forma agressiva ou excessiva com o juiz;
• O jogador oferece dinheiro para que o seu oponente conceda a partida;
• Dois jogadores disputam no dado ou moeda para determinar quem será o vencedor da partida;
• O jogador passa o resultado errado da partida para a organização;
• O jogador olha, intencionalmente, um card do oponente ao embaralhar o deck dele e coloca esse card em uma ordem que irá prejudicar seu oponente;
• O jogador marca os cards do seu deck com o intuito de tirar vantagem durante a partida;
• O jogador compra cards ou altera o seu deck quando o oponente está distraído.
Qualquer tipo de infração ou irregularidade será julgada e interpretada apenas, e tão somente pelo Juiz. Todas as penalidades aplicadas com exceção do Aviso deve ser comunicado ao Juíz-mór e ao organizador do Torneio. Para a segunda infração do mesmo tipo, é aplicada a próxima penalidade mais forte, seguindo está ordem:
Aviso ------ Advertência ------ Perda da Batalha ------- Perda da Partida ------- Desclassificação